Análise Complexa e Equações Diferenciais - 1º Semestre 2019/2020

Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica e Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação

(última actualização 2 Dez. 2019)


Movimento de uma mola em queda livre. Este movimento pode ser estudado matematicamente usando a equação das ondas.

"Aprender Física e aprender Matemática exige esforço, exige concentração, exige trabalho, exige fazer muitos exercícios, exige testar muitas vezes os conhecimentos, ginasticar o raciocínio. Não se compadece com o improviso, nem vive apenas de intuição e de "jeito". A arte nacional do desenrascanço pode permitir vestir de belas palavras uma resposta ignorante em Humanidades - mas esbarra sem apelo nem agravo perante um problema concreto de Física ou de Matemática.

E, se é importante que os alunos tenham uma noção de que o que estão a aprender tem uma relação com a realidade, não se deve criar a ilusão de que se pode gostar de Matemática ou de Física, se não se apreciar o pensamento abstracto, se não se apreciarem os mistérios do infinitamente grande e do infinitamente pequeno."

José Manuel Fernandes, Público, 16/5/2001


"[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer."

Jaime Campos Ferreira, "Introdução à Análise Matemática"


"[...] a liberal education should make certain habits of rationality second nature. Educated people should be able to express complex ideas in clear writing and speech. They should appreciate that objective knowledge is a precious commodity, and know how to distinguish vetted fact from superstition, rumor, and unexamined conventional wisdom. They should know how to reason logically and statistically, avoiding the fallacies and biases to which the untutored human mind is vulnerable. They should think causally rather than magically, and know what it takes to distinguish causation from correlation and coincidence."

Steven Pinker, "The Trouble With Harvard", New Republic, 5/9/2014


Avisos

  • (2/12/2019) Recomendo vivamente o visionamento da série extraordinária de 10 vídeos sobre caos aqui, realizados por Jos Leys, Étienne Ghys e Aurélien Alvarez, ou pelo site feito para os acompanhar, com mais informações, em https://www.chaos-math.org/en.html. Para ver descontraidamente, nos intervalos de descanso do estudo para o 2º Teste...
  • (2/12/2019) Os alunos que pretendam realizar o 2º teste, às 9:00 h do dia 14 de Dezembro de 2019, terão que obrigatoriamente se inscrever para o mesmo via fénix. As inscrições permanecerão abertas até às 11:00 h do dia 12 de Dezembro.
  • (25/11/2019) A revisão de provas, na próxima Quinta-feira, dia 28 de Novembro, às 17:00, terá lugar na sala C9 do Pavilhão Central.
  • (24/11/2019) As notas do 1º Teste, realizado no dia 2/11/2019, encontram-se afixadas aqui. A revisão de provas decorrerá na próxima Quinta-feira, dia 28 de Novembro, às 17:00, em sala a anunciar brevemente.
  • (22/11/2019) Acrescentei, na secção de Bibliografia duas notas para revisão da forma canónica de Jordan, para os alunos interessados.
  • (25/10/2019) Os alunos que pretendam realizar o 1º teste, às 9:00 h do dia 2 de Novembro de 2019, terão que obrigatoriamente se inscrever para o mesmo via fénix. As inscrições permanecerão abertas até às 11:00 h do dia 31 de Outubro.
  • (5/10/2019) Por decisão do GOP, a sala das aulas teóricas de terças-feiras passa da QA para a VA4 a partir do dia 8 de Outubro.
  • (13/9/2019) As aulas práticas terão início logo desde a primeira semana de aulas, a partir de segunda-feira 16 de Setembro.