Análise Complexa e Equações Diferenciais - 1º Semestre 2018/2019

Mestrados Integrados em Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, Licenciatura em Engenharia Naval e Oceânica

(última actualização 3 Fev. 2019)


Movimento de uma mola em queda livre. Este movimento pode ser estudado matematicamente usando a equação das ondas.

"Aprender Física e aprender Matemática exige esforço, exige concentração, exige trabalho, exige fazer muitos exercícios, exige testar muitas vezes os conhecimentos, ginasticar o raciocínio. Não se compadece com o improviso, nem vive apenas de intuição e de "jeito". A arte nacional do desenrascanço pode permitir vestir de belas palavras uma resposta ignorante em Humanidades - mas esbarra sem apelo nem agravo perante um problema concreto de Física ou de Matemática.

E, se é importante que os alunos tenham uma noção de que o que estão a aprender tem uma relação com a realidade, não se deve criar a ilusão de que se pode gostar de Matemática ou de Física, se não se apreciar o pensamento abstracto, se não se apreciarem os mistérios do infinitamente grande e do infinitamente pequeno."

José Manuel Fernandes, Público, 16/5/2001


"[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer."

Jaime Campos Ferreira, "Introdução à Análise Matemática"


"[...] a liberal education should make certain habits of rationality second nature. Educated people should be able to express complex ideas in clear writing and speech. They should appreciate that objective knowledge is a precious commodity, and know how to distinguish vetted fact from superstition, rumor, and unexamined conventional wisdom. They should know how to reason logically and statistically, avoiding the fallacies and biases to which the untutored human mind is vulnerable. They should think causally rather than magically, and know what it takes to distinguish causation from correlation and coincidence."

Steven Pinker, "The Trouble With Harvard", New Republic, 5/9/2014


Avisos

  • (3/2/2019) As notas do Exame/Testes de Recuperação do passado dia 16/1/2019 e correspondentes Notas Finais da disciplina já se encontram afixadas aqui. A revisão de provas está marcada para quarta-feira, dia 6 de Fevereiro, às 17:00, na sala P12 do Pavilhão de Matemática. Prevê-se que as notas serão lançadas na secretaria do IST na tarde de sexta-feira, dia 8 de Fevereiro. A disciplina dar-se-á por encerrada após esse procedimento, pelo que quaisquer erros/problemas detectados devem ser comunicados ao responsável com a máxima urgência, até essa altura, caso contrário já não poderão ser resolvidos.
  • (15/1/2019) A distribuição de alunos por sala para o Teste/Exame de Recuperação, dia 16/1/2019, às 18:30, encontra-se aqui.
  • (6/1/2019) As notas do 2º Teste, realizado no dia 15/12/2018, e as correspondentes notas finais provisórias, encontram-se afixadas aqui. A revisão de provas decorrerá na próxima Segunda-feira, dia 7 de Janeiro, às 15:00, na sala PA1, no piso -1 do Pavilhão de Matemática.
  • (14/12/2018) A distribuição de alunos por sala para o 2º Teste, dia 15/12/2018, às 11:00, encontra-se aqui.
  • (7/12/2018) Os alunos que pretendam realizar o 2º teste, às 11:00 h do dia 15 de Dezembro de 2018, terão que obrigatoriamente se inscrever para o mesmo via fénix. As inscrições permanecerão abertas até ao final do dia 13 de Dezembro.
  • (26/11/2018) A revisão de provas, na próxima Quinta-feira, dia 29 de Novembro, às 17:00, terá lugar na sala C9 do Pavilhão Central.
  • (25/11/2018) As notas do 1º Teste, realizado no dia 3/11/2018, encontram-se afixadas aqui. A revisão de provas decorrerá na próxima Quinta-feira, dia 29 de Novembro, às 17:00, em sala a anunciar brevemente.
  • (2/11/2018) A distribuição de alunos por sala para o 1º Teste, dia 3/11/2018, às 11:00, encontra-se aqui.
  • (30/10/2018) Excepcionalmente, por motivos pessoais, a aula de dúvidas habitual de quarta-feira dia 31 de Outubro, das 15:00 às 18:00 não poderá ser oferecida, ficando desde já marcada uma aula de dúvidas de substituição para a tarde de sexta-feira, dia 2 de Novembro, à mesma hora.
  • (30/10/2018) Os alunos que pretendam realizar o 1º teste, às 11:00 h do dia 3 de Novembro de 2018, terão que obrigatoriamente se inscrever para o mesmo via fénix. As inscrições permanecerão abertas até às 12:00 h do dia 1 de Novembro.
  • (1/10/2018) Devido ao feriado de 5 de Outubro, na próxima sexta--feira, o turno da correspondente aula prática será afectado pela perda dessa aula, que não será compensada devido à oferta ampla de aulas práticas identicas, ao longo dos restantes dias da semana. Sugere-se por isso aos alunos que frequentam habitualmente o turno de sexta-feira que, excepcionalmente esta semana, procurem frequentar uma das aulas práticas dos outros turnos, cuja matéria é exactamente a mesma.
  • (11/9/2018) As aulas práticas terão início logo desde o primeiro dia de aulas, segunda-feira, 17 de Setembro.