Análise Matemática III - Engª Civil e Engª do Território
AvisosProgramaAvaliacaoCalendarioTestes/ExamesExercicios
Esta disciplina não tem exame final.

A nota final da cadeira é um nœmero inteiro de 0 a 20. Um aluno fica aprovado se a sua nota final for maior ou igual a 10. A nota final é calculada a partir da nota das provas escrita (NE) e da nota da avaliação contínua (NC), de acordo com a seguite tabela:



                  NC


1
2
3

9
REP
REP
10

10
REP
10
11

11
10
11
12

12
11
12
13

13
12
13
14
NE
14
13
14
15

15
15
15
16

16
16
16
16

17
17
17
17

18
ORAL
ORAL
ORAL

19
ORAL
ORAL
ORAL

20
ORAL
ORAL
ORAL



Se a indicação na tabela anterior for ORAL, o aluno deverá apresentar-se a uma prova oral a combinar com o responsável da cadeira. Se decidir não o fazer, a sua nota final será de 17 valores. Se NE < 9 o aluno será reprovado.


PROVAS ESCRITAS:

Realizar-se-ão dois testes, com a duração de 90 minutos. O primeiro teste será no Sábado, dia 28 de Outubro, e avaliará a primeira metade da matéria. O segundo teste será no Sábado, dia 16 de Dezembro e avaliará a segunda metade da matéria. Não haverá nota mínima em nenhum dos testes. A nota de cada teste será um inteiro de 0 a 20, obtido por arredondamento.  É obrigatória a inscrição para os testes.

Haverá uma prova de recuperação no dia 5 de Janeiro, oferecendo a qualquer estudante a oportunidade de recuperar um dos dois testes. A inscrição prévia neste teste será obrigatória, com indicação de qual dos dois testes o aluno pretende recuperar. A nota de um teste de recuperação entregue prevalecerá sobre a nota obtida anteriormente no respectivo teste somente no caso de ser superior a esta.

Todas as provas escritas são classificadas com um número inteiro de 0 a 20. A nota NE será a média aritmética arredondada das notas dos dois testes, em que, eventualmente, um destes será o de recuperação.

Os alunos só podem apresentar-se a provas escritas munidos do cartão de aluno ou de bilhete de identidade.


AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

A nota de avaliação contínua (NC) é um número inteiro de 1 a 3, atribuído pelo docente das aulas práticas com base nas notas obtidas em exercícios-teste, assim como no trabalho realizado pelo aluno nas aulas práticas, de acordo com a seguinte correspondência: 3 - Bom; 2 - Regular; 1 - Insuficiente. Os exercícios-teste serão afixados semanalmente na página web e deverão ser entregues no início da aula prática da semana seguinte.

Em cada semana, o docente das aulas práticas sorteará cerca de um terço dos alunos de cada turma a quem corrigirá o exercício-teste. O docente tomará nota de quem entregou ou não a resolução do exercício-teste, bem como do resultado da correcção dos exercícios dos alunos sorteados.

Não serão aceites resoluções do exercício-teste após a aula prática. A resolução do exercício-teste estará disponível na página web, após a última aula prática da semana.

Em pelo menos duas aulas práticas (escolhidas ao acaso pelo docente) os alunos terão que resolver na aula um exercício-teste já afixado (não necessariamente nessa semana nem no corrente semestre). Este exercício será corrigido para todos alunos e substituirá o exercício-teste dessa semana (não necessariamente com o mesmo peso na avaliação).

Será também indicada semanalmente uma lista de exercícios que deverão ser resolvidos nas aulas práticas e em casa. Durante aulas práticas os alunos trabalharão em grupos de 4, constituídos de acordo com as suas preferências. Os membros de cada grupo devem resolver os exercícios e discuti-los livremente entre si. Ao longo do semestre, o docente das aulas práticas deverá informar os alunos acerca do seu trabalho, aconselhando-os e encoranjando melhorias no seu estudo.

No início de cada aula prática, o docente poderá resolver um ou dois exercícios acerca da matéria da aula. Este período não deverá demorar mais de 15 minutos. Durante o resto da aula, o docente só deve utilizar o quadro para responder a dúvidas generalizadas dos alunos.

Os alunos devem inscrever-se durante a primeira semana de aulas junto do docente das suas aulas práticas, preenchendo uma ficha e fornecendo uma fotografia (ou fotocópia).

MELHORIA DE NOTA:

Para os alunos inscritos na secretaria para melhoria de nota, a nota final NF será igual a NE, podendo os alunos aceder também à prova de recuperação. Estes alunos terão acesso à avaliação contínua se assim o desejarem e se as condições o permitirem.