"Aprender Física e aprender Matemática exige esforço, exige concentração, exige trabalho, exige fazer muitos exercícios, exige testar muitas vezes os conhecimentos, ginasticar o raciocínio. Não se compadece com o improviso, nem vive apenas de intuição e de "jeito". A arte nacional do desenrascanço pode permitir vestir de belas palavras uma resposta ignorante em Humanidades - mas esbarra sem apelo nem agravo perante um problema concreto de Física ou de Matemática.E, se é importante que os alunos tenham uma noção de que o que estão a aprender tem uma relação com a realidade, não se deve criar a ilusão de que se pode gostar de Matemática ou de Física, se não se apreciar o pensamento abstracto, se não se apreciarem os mistérios do infinitamente grande e do infinitamente pequeno."
"[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer."
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Professores
Responsável: Jorge Drumond Silva
Aulas Teóricas: Jorge Drumond Silva
Aulas Práticas: Pedro Martins Rodrigues
Pedro Lopes
Pedro Pito
Ricardo Baptista
António Serra
Turmas: Todas (teóricas)
E-mail: jsilva@math.ist.utl.pt
Horário de Dúvidas: 2ª Feira 14:00 - 15:30
4ª Feira 14:00 - 15:30
Turmas: 01102, 08101 (Práticas)
E-mail: pmartins@math.ist.utl.pt
Horário de Dúvidas: 2ª Feira 10:30 - 11:30
3ª Feira 10:30 - 12:00
5ª
Feira 15:00 - 16:30
Turmas: 01106, 01107, 01108 (Práticas)
E-mail: rmsb@rnl.ist.utl.pt
Turmas: 01101, 01104, 01105, 01109, 12101 (Práticas)
E-mail: pedropito@hotmail.com
Duvidas_AM@mail.pt
Turmas: Alunos de 2ª fase (Práticas)
E-mail: aserra@math.ist.utl.pt
Principal:
Provas Escritas: Realizar-se-ão dois exames finais, com a duração de 3 horas (um em cada época de exames), e dois testes com a duração de uma hora e meia. O primeiro teste terá lugar no Sábado dia 30 de Novembro, e avaliará a primeira metade da matéria. O segundo teste coincidirá com o primeiro exame e avaliará a segunda parte da matéria. Poderá consultar as datas de exame, na correspondente página da internet do S.O.P.
Os alunos podem optar por ser avaliados através de testes e/ou de exames mas, para obter aprovação na cadeira por meio de testes, é necessário ter nota superior ou igual a 7.5 em ambos. Os alunos que tiverem nota inferior a 7.5 no primeiro teste já só poderão submeter-se, por isso, a exames. Os alunos com nota superior a 7.5 no primeiro teste podem também, por outro lado, optar por realizar todo o primeiro exame, descartando nessa altura a via de testes. Aliás, quem não entregar o segundo teste dentro da hora e meia regulamentar, considera-se que está a realizar então o primeiro exame, que decorre em simultâneo, sendo avaliado automaticamente como tal.
Todas as provas escritas são classificadas com um
número de 0 a 20, arredondado às decimas. Para quem optar
pelo exame a nota da prova escrita, designada por NE, será
a nota do exame. Para quem optar pelos testes, a nota NE
será a média aritmética dos dois testes,
arredondada às décimas. Todos os alunos, mesmo os
já aprovados pela via de testes ou pelo primeiro exame, podem
submeter-se ao segundo exame: será escolhida, para NE, a
melhor nota.
Exame de Aferição: Este ano o IST
decidiu organizar uma prova de aferição para todos os
alunos entrados no corrente ano lectivo, para os cursos em que que o
currículo inclui Análise Matemática. A
classificação desta prova é um número entre
0 e 20, arredondado às décimas. Os alunos repetentes ou a
realizar melhoria de nota não realizam prova de
aferição.
arredondada ao inteiro mais próximo.
Orais: os alunos com NF superior ou igual a 18, dever-se-ão apresentar a uma prova oral no final do período de exames, a combinar com o responsável da cadeira. Se decidirem não o fazer, a sua nota final lançada na secretaria será de 17 valores.
Inscrições para as provas escritas: Os alunos têm de se inscrever para os exames escritos que desejam efectuar até 2 dias úteis antes da prova. As inscrições são feitas junto ao gabinete do Sr. Carvalhosa no Piso 2 do Edifício da Pós-Graduação.
Identificação pessoal: Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos de Bilhete de Identidade ou do cartão de aluno do I.S.T.
Melhoria de Nota: Os alunos que já tenham obtido aprovação a esta disciplina, num dos dois semestres anteriores, poderão realizar melhoria de nota, de acordo com o regulamento do I.S.T. (Secção VII.1). Para tal, deverão entregar o respectivo requerimento na secretaria, dentro do prazo estipulado, e poderão apenas realizar a avaliação nesta disciplina por exames e não por testes. A sua nota final, para efeitos de melhoria, será apenas a do exame (ou oral, caso venha a ter nota superior ou igual a 18).
No pavilhão central. Todas as informações relevantes para o funcionamento da cadeira estarão afixadas na vitrina e disponibilizadas nesta página.
O horário de atendimento dos alunos para o esclarecimento de dúvidas, pelo professor responsável, é aquele indicado no início desta página. O atendimento realiza-se na sala de dúvidas do Depto. de Matemática (sala 02.09, do piso 02 do edifício de Pós-Graduação). Após a primeira meia hora do período de atendimento, o docente poderá terminar a sessão de dúvidas, caso não esteja a ser solicitado pelos alunos. Os alunos poderão frequentar, se lhes for mais conveniente, os horários de dúvidas dos outros docentes de Análise Matemática I. Para uma lista desses horários carregue aqui.
Atenção: As
resoluções apresentadas, em grande detalhe, estão
acima do grau de justificação que se exige aos alunos que
fazem os exames. O objectivo destas resoluções, para
além de apresentar a solução, é
também ensinar a matéria correspondente e como
aplicá-la à resolução dos problemas.
Daí a extensão das respostas.
Exercícios propostos para as aulas práticas:
Arquivo
de testes e exames, de semestres anteriores: