Análise Matemática I, 2000/2001 (1º semestre)
LEIC - campus de Lisboa
Responsável - João Palhoto Matos

[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer. [...]

Jaime Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática

[...] os pedagogos decretaram uma coisa que a própria velocidade dos tempos favorece: é sabido que ninguém pode cair na tentação de se aborrecer, mesmo que todos se deprimam imenso com o modo como se distraem. Mas desde que se proclamou que a pedagogia deve ser uma forma de evitar o esforço chegou-se rapidamente à conclusão de que todo o esforço é chatísssimo. Donde, se um livro tem muitas páginas, é obviamente um atentado contra a felicidade das pessoas e deve ser reduzido à sua insignificância - isto é, resumido. [...]

Eduardo Prado Coelho, Público, 17/8/2000


Avisos e novidades

 Introdução  Texto base   Planeamento e Sumários  Corpo Docente   Horários  Avaliação de conhecimentos   Enunciados de exames  Lista de problemas  Pautas 

Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I da LEIC no campus de Lisboa no 1º semestre de 2000/2001. Não é aplicável à LEIC no Tagus Park, outros semestres, outras licenciaturas, etc.

Introdução

Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática tendo em mente os desideratos de rigor intelectual subjacentes à citação de Jaime Campos Ferreira que se faz acima à esquerda sem cair nos facilitismos criticados por Eduardo Prado Coelho à direita. Não é missão dos docentes apresentar a matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular. Esta é uma mudança de perspectiva essencial relativamente àquilo que é hábito para a maioria dos alunos.

Textos

Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:

Consulte estes e outros títulos na Biblioteca do IST.

Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto servirá como base para listas de problemas semanais.[NOTA: Este texto está a ser remodelado graficamente e a sofrer uma actualização ligeira. Um protótipo encontra-se aqui. Embora não tenha interesse para os actuais alunos quaisquer opiniões seriam bem vindas.]

A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógico e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Lições de Análise Real de Jaime Campos Ferreira editado pela AEIST é uma referência para este tópico.

Planeamento e sumários

  1. Apresentação. A axiomática dos números reais: axiomas de corpo. (2/10/2000).
  2. A axiomática dos números reais: axiomas de ordem, naturais, racionais, axioma do supremo. (4/10/2000).
  3. Consequências elementares do axioma do supremo: N não é limitado, propriedade arquimedeana, existência da raiz quadrada de 2,... (6/10/2000).
  4. Conjuntos finitos, infinitos, conjuntos numeráveis, contáveis e não contáveis. O princípio de encaixe e a cardinalidade de R. (9/10/2000).
  5. Pontos de acumulação. O princípio de encaixe e o teorema de Bolzano-Weierstrass. A densidade dos racionais e dos irracionais em R. (11/10/2000).
  6. Indução finita: exemplos. Sucessões: exemplos e definição de limite. (13/10/2000).
  7. Sucessões: exemplos, limite da soma, progressões geométricas, limites infinitos,... (16/10/2000).
  8. Limites e operações algébricas. (18/10/2000).
  9. Sucessões limitadas e sucessões monótonas. Subsucessões. (20/10/2000).
  10. Subsucessões, teorema de Bolzano-Weierstrass para sucessões e sucessões de Cauchy. (23/10/2000)
  11. Enquadramento de sucessões. Exemplos de aplicação. (25/10/2000)
  12. Séries: exemplos, série geométrica, série telescópica, série harmónica. (27/10/2000)
  13. Séries de termos não negativos: série harmónica (cont.), critério geral de comparação, comparação com séries geométricas,... (30/10/2000)
  14. Corolários do critério geral de comparação. Convergência absoluta. Introdução ao critério de Leibniz. (3/11/2000)
  15. Critérios de Leibniz e Dirichlet. Critérios da razão. (6/11/2000)
  16. Séries de potências. Funções reais de variável real: exemplos. A definição de continuidade. (8/11/2000)
  17. Funções reais de variável real: exemplos, terminologia e propriedades elementares. Caracterização da continuidade via sucessões.(10/11/2000)
  18. Funções reais de variável real: propriedades elementares, a função exponencial. Limite num ponto. (13/11/2000)
  19. A função exponencial. Limites infinitos e no infinito. O logaritmo. (15/11/2000)
  20. Introdução às funções trigonométricas. O teorema do valor intermédio. Continuidade das funções definidas por séries de potências. (17/11/2000)
  21. As funções hiperbólicas. A inversão das funções trigonométricas e hiperbólicas. Teorema de Weierstrass. (20/11/2000)
  22. Continuidade e composição de funções. A noção de derivada. Teoremas de Rolle e Lagrange. (22/11/2000)
  23. Derivação e operações algébricas. Teorema de derivação da função composta. (24/11/2000)
  24. Teorema de derivação da função composta (cont.). Teorema de derivação da função inversa. (27/11/2000)
  25. Teorema de derivação da função inversa (cont.). Derivadas laterais. Derivadas de ordem superior à primeira. (29/11/2000)
  26. Consequências do teorema de Lagrange. Teorema de Cauchy. (4/12/2000)
  27. Regra de Cauchy e levantamento de indeterminações. (6/12/2000)
  28. Regras de Cauchy e de L'Hôpital. Introdução à fórmula de Taylor. (11/12/2000)
  29. Fórmula de Taylor. Caracterização do resto da fórmula de Taylor. (13/12/2000)
  30. Aplicação da fórmula de Taylor à classificação de pontos de estacionaridade. (15/12/2000)
  31. Esboço de gráfico de funções: assímptotas. (18/12/2000)
  32. Série de Taylor: convergência. (20/12/2000)
  33. Série de Taylor: exemplos. (22/12/2000)
  34. Revisões e exemplos de problemas de exame: estudo de uma função. (3/1/2001)
  35. Revisões e exemplos de problemas de exame: aplicação ao teorema de Darboux. (5/1/2001)
  36. Revisões e exemplos de problemas de exame: sucessões,... (8/1/2001)

O programa mínimo oficial desta disciplina encontra-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo. À medida que as aulas decorrerem o planeamento ir-se-á convertendo em sumários da turma leccionada pelo Prof. responsável (2ª, 4ª, 6ª às 10h) com eventuais alterações. Os sumários não descrevem a matéria leccionada na turma das 11h pelo Prof. João Paulo Teixeira (as variações não devem ser grandes de qualquer forma).

Corpo docente

Aulas teóricas

  • João Palhoto Matos
  • João Paulo Teixeira

Aulas práticas

  • João Paulo Teixeira
  • Tiago Pestana da Silva

Horários de aulas e dúvidas

Por enquanto consulte os horários do SOP. Um resumo dos horários no que diz respeito a Análise Matemática I da LEIC na Alameda está disponível.

O horário de dúvidas corrente de docentes deste bloco foi incluido no resumo de horários. As vitrines de outros blocos desta disciplina devem fornecer-lhe horários alternativos.

Calendário Escolar

Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas e práticas iniciam-se a 2 de Outubro de 2000.

Avaliação de conhecimentos

A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado.

Arquivo de exames

O arquivo de exames contém um enunciado de um exame modelo e conterá os enunciados do 1º e 2º exames. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.

Lista de problemas

SemanaTextoProblemas
2 a 6 de OutubroLições de Análise RealI-2,3,5,6,8.
II-5,8,9,17,18,19,20,24,32,38,39.
9 a 13 de OutubroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
I-3,7.
1.1-1,2,3,6,8,11.
1.1-1a,8a,9a.
16 a 20 de OutubroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
II-1a,c,e),4,5a,b,c,e,g,h,j,k),7,9,11.

1.1-14a,15a.
23 a 27 de OutubroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
II-5i,l,m,n,o,p,q,r),12a,c,d,13,14a,b,c)
1.1-23,24
1.1-16a,17a.
30 de Outubro a 3 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
II-14d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n),15,16a),17
5.1-3,6,8,11,13
5.2-6a,7a.
6 de Novembro a 10 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
II-17a,b,c,d),18,19,20
5.2-1,3,5,7,9,15;5.3-2,4
5.2-14a;5.3-4a,6a.
13 de Novembro a 17 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
III-1,2,3a,c,5,7
1.2-19,20,21
1.2-1a,2a,3a.
20 de Novembro a 24 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
III-8,9,10,12,14
1.2-24,26,27
1.2-4a.
27 de Novembro a 1 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
III-15,17. IV-1,2,4,5.
1.1-28,32,37. 2.1-4,6. 2.2-2,12.
1.2-5a,7a. 2.1-2a. 2.2-3a,7a.
3 de Dezembro a 8 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
IV-13,14,7,9,11,12.
2.2-6,8,10.
2.2-8a,9a.
11 de Dezembro a 15 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
IV-19,16,21.
2.3-8,9,14.
2.3-2a.
18 de Dezembro a 22 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
IV-21(cont.).
2.4-2,3,4,6,7.
2.4-1a,2a.
3 de Janeiro a 9 de JaneiroExercícios de Análise Matemática I/II
(lista adicional)
2.4-10,13,15,18,21,33,44, 5.4-4,5.
2.4-11a,13a, 5.4-2a,3a.
Lista de problemas sugeridos

Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e um subconjunto será entregue para correcção na semana seguinte. O docente das aulas práticas poderá substituir ou suplementar esta lista e indicará quais os exercícios a submeter para classificação.


Última actualização: 2001/07/18 às 18h 36m WET.
 
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