7º concurso/encontro nacional de 
Programação em Lógica

  CeNPL'04  ::IST::  ::DMIST::  ::CeNPL:: 


História

Como tudo começou...

Bom, era uma vez uma linda tarde da primavera do ano da graça de 97, na bela Veneza de Portugal. Era uma vez uma bela esplanada do Autocarro Bar, uns saborosos tremoços e umas loiritas frescas... Era uma vez o regente dessa cadeira, o Prof. Doutor Pedro Rangel Henriques, e o assistente, Eng. Delfim Fernando Marado Torres, respectivamente o regente e o assistente de uma cadeira de Introdução à Programação em Lógica (IPL), duma Licenciatura em Matemática Aplicada e Computação (MAC) da Universidade de Aveiro (UA)...

Pois bem, enquanto esperavam pelo início da aula, e sem mais nada para fazerem, devido as enormes capacidades intelectuais de seus brilhantes alunos, estes senhores, mais tarde carinhosamente apelidados como "pai" e "mãe" (SALVO SEJA!) do CeNPL, tiveram a brilhante ideia de criar uma espécie de concurso, em PROLOG... Copo vai, copo vem, e a ideia foi amadurecendo... Mais tarde, compartilhada esta ideia com os alunos o entusiasmo foi geral, e ficou decidido: Vamos a isto! Vamos fazer o CeNPL!

Pois, mas estávamos no final do ano lectivo... Chegaram os exames... as férias de verão... A época de recorrência em setembro... e infelizmente de volta às aulas...

Então e o CeNLP?

Sem o incentivo, e com a perspectiva de muito trabalho, os interessados em fazer algo foram poucos, mas finalmente lá se juntaram numa mesa do Bar de Matemática um grupo de amigos, e foi distribuída entre todos as tarefas a realizar. Foi eleito voluntariamente à força pelos outros elementos um presidente. Foi criada assim uma auto-chamada "Comissão de Instaladora do Concurso/Encontro Nacional de Programação Lógica" CeNPL, composta por 5 alunos (leia-se escravos) de MAC, que pôs mãos à obra, redigiu um regulamento, e organizou o "1º CeNPL".

O CeNPL'98...

Após a sua conclusão, foi opinião geral que este era um projecto que não podia nem devia morrer por aqui. O mesmo deveria continuar, e deveria tornar-se um acontecimento marcante a nível nacional na área da Inteligência artificial. Por isso mesmo foi decidido que o CeNPL deveria ser realizado em diferentes localidades, percorrendo todo o pais, de modo a chegar com maior facilidade ao n.º máximo de receptores!

Desde logo, duas Universidades, representadas por docentes pertencentes à Comissão Científica, se mostraram interessadas em realizar a edição seguinte... Por falta de consenso, foi feito um acordo de cavalheiros; moeda ao ar e o vencedor foi o Prof. Doutor Joaquim Aparício (que também era na data o Presidente da APPIA), e o 2º CeNPL foi realizado na Universidade Nova de Lisboa; a edição seguinte, ficou ao encargo da Universidade do Minho, pela pessoa do Prof. Doutor Pedro Rangel Henriques.

O CeNPL'99...

O segundo CeNPL realizou-se de 13 a 15 de Abril de 1999 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

A organização do CeNPL'99 esteve a cargo de um grupo de alunos do Departamento de Informática da UNL e foi, mais uma vez, óptima, tendo todos os pormenores sido previstos e estando tudo, sempre, sob
controlo.

Do ponto de vista da Comissão Científica, o concurso foi, mais uma vez, tanto na preparação como na avaliação, uma excelente oportunidade de convívio salutar entre docentes de programação lógica de diversas Escolas do País e de uma interessante e frutuosa troca de ideias sobre enunciados de problemas curiosos e sobre os algoritmos para os resolver em lógica.

O evento foi muito concorrido. Houve uma pré-inscrição de 90 alunos, de diferentes zonas do país. Seguiu-se uma prova de selecção - constituída por uma variante do problema do Caixeiro Viajante - que permitiu a escolha das 28 equipas a participarem no CeNPL'99.

Os participantes frequentavam cursos distintos como Ciência de Computadores, Eng. Electrotécnica, Eng. Física, Eng. Informática, Informática, Mecânica, Matemática e Matemática Aplicada, vindos de diferentes Universidades e Institutos do país: Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Évora.

Foi uma equipa da FC-UL que, pela segunda vez consecutiva, ganhou o primeiro lugar. Os restantes prémios foram, respectivamente, para o IST, FCT-UNL, FCT-UNL, UE e FC-UL. As equipas de Aveiro, Coimbra, Minho e Porto ficaram colocadas a par.

Embora só tenha havido prémios para as primeiras 6 equipas, uma coisa é certa: os Vencedores foram todos aqueles que se decidiram a ir e aqui ali estiveram, de terça a quinta-feira, dando o seu melhor para defenderem a sua posição e, sobretudo, representando os alunos do curso e da escola a que pertenciam.

O funcionamento do Concurso foi ligeiramente diferente do da edição anterior em Aveiro, CeNPL'98, na medida em que, tanto no período da manhã como no período da tarde, foi proposta uma quantidade exagerada de problemas a resolver dos quais os concorrentes deveriam resolver o maior número possível. Assim testava-se, não só a habilidade dos concorrentes para resolverem problemas em lógica, como se punha à prova a estratégia de trabalho escolhida por cada equipa.

De facto foi interessante observar, nas duas salas afectas ao concurso, como as várias equipas seguiam diferentes estratégias com o intuito de minimizar o tempo de resolução para maximizar os problemas resolvidos. Para além disso, uma vez mais sobressaiu o espírito desportivo dos concorrentes e de boa camaradagem, quer entre os elementos de uma equipa, quer inter-equipas.

Quanto aos problemas, deve registar-se que todos foram resolvidos completamente por pelo menos uma equipa. Foi igualmente uma satisfação verificar que para todos surgiram soluções elegantes e verdadeiramente engenhosas.

Para concluir pode afirmar-se, nemine contradicente, que a experiência foi excelente em todos os sentidos!

O CeNPL'2000...

A 3ª edição do CeNPL decorreu de 5 a 7 de Abril de 2000 no Departamento de Informática da Universidade do Minho, em Braga.

Em torno de um desafio à capacidade de resolver problemas por computador, este encontro juntou estudantes universitários com o intuito de contribuir para a divulgação do paradigma da Programação em Lógica, e reforçou a experiência adquirida nos passados CeNPL's, em Aveiro e na Caparica.

Podemos dizer que os seguintes objectivos foram alcançados e consolidados com 3º CeNPL:
- Estimular o gosto dos alunos do ensino superior pela resolução de charadas e enigmas lógicos;
- Explorar o paradigma da Programação em Lógica aplicado à descoberta de soluções;
- Promover o contacto, a discussão e a partilha de experiências, científicas e humanas, entre os estudantes universitários.

Utilizou-se, uma vez mais e exclusivamente, a linguagem de programação Prolog (disponiveis vários dialectos), para resolver os problemas propostos ao longo do dia principal do concurso (6 de Abril).

Tal como nos eventos passados, a inscrição no concurso foi sem custos, incluindo viagens de ida e volta na CP, estadia (2 noites, em condições verdadeiramente excepcionais) e alimentação (2 almoços e 2 jantares). Para isso foi importante os apoios de muitas entidades como a APPIA - Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial; GEMCC - Grupo de Estudos em Matemática e Ciências da Computação; Departamento de Informática da UM; e Centro de Informática da UM.

Das actividades apensas ao concurso constou uma visita às instalações da Univ. do Minho e ao Departamento de Informática, no Campus de Gualtar; um convívio integrado nas noites académicas; uma actividade ao ar livre de orientacao; e duas palestras dedicadas ao "Ano 2000, ano Mundial da Matemática.

O CeNPL'2001...

A quarta edição do CeNPL decorreu na Covilhã, no Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior. À semelhança dos anteriores, foi um sucesso, juntando equipas de todo o país.

O CeNPL'2002...

O quinto CeNLP realizou-se de 11 a 13 de Abril de 2002, tendo sido organizado conjuntamente pelo Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra e pelo Departamento de Engenharia Informática e de Sistemas do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

O evento contou com a participação de 48 concorrentes provenientes de diversos cursos (Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica, Matemática Aplicada, etc.) e de diferentes instituições do país (Évora, Lisboa, Braga, Coimbra, etc.). Estes tiveram oportunidade de "fazer o gosto à mente" com a resolução de charadas e enigmas lógicos como o "Cavaleiro de Euler", "Cubos Coloridos", entre outros.

Para além das actividades relacionadas com a competição em si, fez parte do programa a palestra do Dr. Mário Araújo intitulada "Web Application Maker: a declarative approach to web database development", bem como a já habitual "Actividade Surpresa", este ano no âmbito dos desportos radicais.

Houve prémios para os primeiro, segundo e terceiro lugares. No entanto, o principal prémio foi recebido por todos os presentes: o convívio, a discussão e a partilha de experiências científicas e humanas.

O CeNPL'2003...

A sexta edição do CeNPL realizou-se entre 9 e 11 de Maio, numa organização do Departamento de Informática da Universidade de Évora.

Para além das equipas das mais diversas partes do país, a edição deste ano contou também, pela primeira vez, com a participação de uma equipa estrangeira. Para além, disso, foi também a primeira vez que participaram equipas formadas por alunos de pós-graduação, embora numa competição à parte.

O concurso decorreu no sábado e, entre pizzas e refrigerantes, os concorrentes lá foram resolvendo os problemas numa sessão contínua.

No domingo, a habitual actividade surpresa e a cerimónia de entrega de prémios. 

A edição deste ano decorreu em simultâneo com o 1º Encontro Nacional de Núcleos de Informática.