Análise Matemática I, 2001/2002 (1º semestre)
Eng. Aeroespacial e Eng. do Ambiente
Responsável - João Palhoto Matos

[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer. [...]

Jaime Campos Ferreira, Introdução à Análise Matemática

[...] os pedagogos decretaram uma coisa que a própria velocidade dos tempos favorece: é sabido que ninguém pode cair na tentação de se aborrecer, mesmo que todos se deprimam imenso com o modo como se distraem. Mas desde que se proclamou que a pedagogia deve ser uma forma de evitar o esforço chegou-se rapidamente à conclusão de que todo o esforço é chatíssimo. Donde, se um livro tem muitas páginas, é obviamente um atentado contra a felicidade das pessoas e deve ser reduzido à sua insignificância - isto é, resumido. [...]

Eduardo Prado Coelho, Público, 17/8/2000


Avisos e novidades

Introdução
Texto base
Planeamento e Sumários
Corpo Docente
Horários
Avaliação de conhecimentos
Enunciados de exames
Lista de problemas
Pautas

Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I de Eng. Aeroespacial e Ambiente no 1º semestre de 2001/2002. Não é aplicável a outras licenciaturas ou outros anos lectivos.

Introdução

Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática tendo em mente os desideratos de rigor intelectual subjacentes à citação de Jaime Campos Ferreira que se faz acima à esquerda sem cair nos facilitismos criticados por Eduardo Prado Coelho à direita. Não é missão dos docentes apresentar a matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular. Esta é uma mudança de perspectiva essencial relativamente àquilo que é hábito para a maioria dos alunos.

Textos

Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:

Consulte estes e outros títulos na Biblioteca do IST.

Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto servirá como base para listas de problemas semanais.

A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógico e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira é uma referência para este tópico (versão para consultar on-line, versão para imprimir).

Planeamento e sumários

  1. Apresentação. (1/10/2001).
  2. A axiomática dos números reais: axiomas de corpo, ordem, naturais, racionais, axioma do supremo. (3/10/2001).
  3. Consequências elementares do axioma do supremo: N não é limitado, propriedade arquimedeana, existência da raiz quadrada de 2,... (8/10/2001).
  4. Conjuntos finitos, infinitos, conjuntos numeráveis, contáveis e não contáveis. O princípio de encaixe e a cardinalidade de R. (10/10/2001).
  5. O princípio de encaixe e a cardinalidade de R. Pontos de acumulação. O princípio de encaixe e o teorema de Bolzano-Weierstrass. (12/10/2001).
  6. A densidade dos racionais e dos irracionais em R. Sucessões: exemplos e definição de limite. Sucessões monótonas. (15/10/2001).
  7. Sucessões: exemplos, limite e operações algébricas, limites infinitos, sucessões de Cauchy... (17/10/2001).
  8. Sucessões limitadas, subsucessões, teorema de Bolzano-Weierstrass, sucessões de Cauchy... (19/10/2001).
  9. Sucessões: caracterização de convergência usando subsucessões, exemplos (limite da raiz índice p de uma sucessão com limite não negativo, sucessões convergentes para e). (22/10/2001).
  10. Aula de dúvidas devido a visita de estudo do curso de Aeroespacial. (24/10/2001).
  11. Limite máximo e limite mínimo: aplicação ao limite da média geométrica. Séries: definição, sucessão das somas parciais, série geométrica. (26/10/2001)
  12. Séries: exemplos, séries telescópicas, série harmónica, limite do termo geral nulo como condição necessária de convergência, critério de comparação para séries de termos não negativos. (29/10/2001).
  13. Comparação com séries geométricas, critérios da razão e da raiz. Convergência da série harmónica. Exemplo de estimativa do resto de ordem n. (31/10/2001)
  14. Convergência absoluta. Critério de Leibniz. Menção do critério de Dirichlet. Séries de potências. (2/11/2001)
  15. Séries de potências (exemplos, funções exponencial, seno e cosseno). Reordenamento de séries. Produto de séries. (5/11/2001)
  16. Funções reais de variável real: exemplos, terminologia e propriedades elementares. A definição de continuidade. (7/11/2001)
  17. Caracterização da continuidade via sucessões (à Heine). Continuidade da composição de funções contínuas. (9/11/2001)
  18. Limites. O teorema do valor intermédio. (12/11/2001)
  19. Continuidade da função inversa de uma função contínua. A exponencial e o logaritmo. (14/11/2001)
  20. O teorema de Weierstrass. Noção de derivada. Aplicação do teorema de Weierstrass ao lema de Rolle. (16/11/2001)
  21. As funções hiperbólicas e as suas inversas. Aplicações do teorema de Weierstrass. Introdução ao conceito de convergência uniforme de sucessões de funções. (19/11/2001)
  22. Convergência uniforme de sucessões e séries de funções. O critério de Weierstrass. Aplicação à continuidade de funções representadas por séries de potências. (21/11/2001)
  23. Funções trigonométricas: dedução de propriedades elementares a partir da definição via séries de potências, definição das funções trigonométricas inversas e suas propriedades. (23/11/2001)
  24. Teoremas básicos sobre diferenciabilidade: continuidade como condição necessária de diferenciabildade, diferenciabilidade e operações algébricas, teorema de derivação da função composta, aplicação à dedução da fórmula da derivada da função inversa. (26/11/2001)
  25. Teorema de derivação da função inversa. Lema de Rolle e teorema de Lagrange. Sinal da derivada e monotonia. (28/11/2001)
  26. Derivadas de ordem superior à primeira. Introdução à fórmula de Taylor.
    Inquéritos pedagógicos. (30/11/2001)
  27. Funções convexas. Convexidade e segunda derivada. Aplicações ao gráfico de funções. Teorema de Cauchy. (3/12/2001)
  28. A fórmula de Taylor. O resto de Peano. Aplicação à classificação de pontos de estacionaridade como pontos de máximo ou mínimo usando a fórmula de Taylor. (5/12/2001)
  29. Classificação de pontos de estacionaridade como pontos de máximo ou mínimo usando a fórmula de Taylor (cont.). Série de Taylor. O resto de Lagrange. Critério de convergência da série de Taylor para a função. (7/12/2001)
  30. Outras consequências dos teoremas de Rolle, Lagrange e Cauchy. Regra de Cauchy e levantamento de indeterminações. (10/12/2001)
  31. Exemplos de esboço de gráfico de funções. (12/12/2001)
  32. Representação de funções usando série de Taylor. Dedução da série de Taylor a partir de casos conhecidos, mudança de variáveis, derivação termo a termo de séries de potências, ... Introdução à série binomial. (14/12/2001)
  33. A série binomial e estudo da sua convergência. (17/12/2001)
  34. O teorema de Darboux. (19/12/2001)
  35. Diferenciação e convergência uniforme de sucessões e séries de funções (para funções definidas num intervalo convergência uniforme da sucessão das derivadas e convergência uniforme da sucessão de funções num ponto implica convergência uniforme da sucessão de funções).
    A notação de Landau. (21/12/2001)
  36. Revisões de cálculo diferencial (4/1/2002)
  37. Revisões de cálculo diferencial (7/1/2002)
  38. Revisões de cálculo diferencial (9/1/2002)

O programa mínimo oficial desta disciplina encontra-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo. À medida que as aulas decorrerem o planeamento ir-se-á convertendo em sumários das aulas teóricas.

Corpo docente

Todas as turmas são leccionadas pelo Professor responsável.

Horários de aulas e dúvidas

Consulte os horários do SOP para Eng. do Ambiente ou Eng. Aeroespacial. Durante o período de aulas foi possível consultar qualquer Professor ou Assistente de Análise Matemática I em horário comum. O Professor responsável por Ambiente e Aeroespacial esteve disponível 2ª às 16h, 3ª às 11h e 4ª às 14h durante períodos de 1 hora. Durante o período de exames o horário inclui 2ª a 6ª às 10h 30m durante períodos de 1 hora. As sessões de dúvidas decorrem no piso 02 do edifício de Pós-Graduação.

Calendário Escolar

Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas e práticas iniciam-se a 1 de Outubro de 2001.

Avaliação de conhecimentos

A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado.

Arquivo de exames

O arquivo de exames contém um enunciado de um exame modelo e dos 1º e 2º exames do ano lectivo transacto do mesmo responsável. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.

Lista de problemas

SemanaTextoProblemas
1 a 5 de OutubroLições de Análise RealI-2,3,5,6,8.
II.1-5,8,9, II.2-5,6, II.3-1,2,6, II.4-1,7,8.
8 a 12 de OutubroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
I-3,7.
1.1-1,2,4,(9),12,14,16,17,18.
15 a 19 de OutubroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
II-1a,c,e),3,5a,b,c,e,g,h,j,k),6,9,11.
1-23,24.
22 de Outubro a 2 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
II-5i,l,m,n,o,p,q,r),12a,c,d,13,14a,b,c)
1.1-25,40,41,47.
5 a 9 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
II-14d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n),15,16a),17,18,19,20.
2-4,7,12,13,16,20,23.
12 a 16 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
III-1,2,3a,c,5,7
2-24,27,30,33,43,45,50; 3-4,6.
19 a 23 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
III-8,9,11,12.
3-7,(10),12,14,16,17,20,24.
26 a 30 de NovembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
III-15,17,20.
3-(25),26,28,29,30,31,32,33.
3 a 7 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
IV-1,2,4,5,6.
4-1,4,(5),6,7,9,15,19,21,22,(23).
10 a 14 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
IV-7,11,12.
4-25,28,31,38,39,46,(53).
17 a 21 de DezembroIntrodução à Análise Matemática
Exercícios de Análise Matemática I/II
IV-16,19,21.
4-(56),(58),63,64,66,79,84,87.
3 a 9 de JaneiroExercícios de Análise Matemática I/II4-88,(89),90,94,96,104,114,134,145,150,154,156.

Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e um subconjunto será entregue para correcção na semana seguinte. A duração da aula prática é insuficiente para resolver todos os exercícios. Os exercícios da última semana não necessitam de ser entregues para correcção.


Última actualização: 2002/07/10 às 11h 30m WET.
jmatos@math.ist.utl.pt