|
|
[...]
Por omissão, os alunos que entraram na 1ª fase seguem as aulas e fazem a avaliação nas turmas de 1ª fase. Os alunos que entraram na 2ª fase numa licenciatura farão as cadeiras de Álgebra Linear e Análise Matemática I na turma de 2ª fase, incluindo a utilização da data de exame especial para a 2ª fase (não podendo por isso realizar exame na 1ª data). Para as outras cadeiras seguirão o que ficou definido em cada licenciatura.
Os alunos que pretendam mudar de regime (i.e. alunos que tendo oficialmente entrado na 1ª fase por qualquer motivo iniciaram as aulas mais tarde e pretendam seguir o regime da 2ª fase, ou alunos que tendo entrado oficialmente numa licenciatura em 2ª fase pretendam seguir nessa licenciatura o regime da 1ª fase) devem fazer um requerimento ao Conselho Directivo nesse sentido até 15 de Dezembro de 2001.
[...]
Quaisquer dúvidas sobre este assunto devem ser esclarecidas directamente com o Conselho Directivo.
Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I de Eng. Aeroespacial e Ambiente no 1º semestre de 2001/2002. Não é aplicável a outras licenciaturas ou outros anos lectivos.
Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática tendo em mente os desideratos de rigor intelectual subjacentes à citação de Jaime Campos Ferreira que se faz acima à esquerda sem cair nos facilitismos criticados por Eduardo Prado Coelho à direita. Não é missão dos docentes apresentar a matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular. Esta é uma mudança de perspectiva essencial relativamente àquilo que é hábito para a maioria dos alunos.
Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:
Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto servirá como base para listas de problemas semanais.
A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógico e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira é uma referência para este tópico (versão para consultar on-line, versão para imprimir).
O programa mínimo oficial desta disciplina encontra-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo. À medida que as aulas decorrerem o planeamento ir-se-á convertendo em sumários das aulas teóricas.
Todas as turmas são leccionadas pelo Professor responsável.
Consulte os horários do SOP para Eng. do Ambiente ou Eng. Aeroespacial. Durante o período de aulas foi possível consultar qualquer Professor ou Assistente de Análise Matemática I em horário comum. O Professor responsável por Ambiente e Aeroespacial esteve disponível 2ª às 16h, 3ª às 11h e 4ª às 14h durante períodos de 1 hora. Durante o período de exames o horário inclui 2ª a 6ª às 10h 30m durante períodos de 1 hora. As sessões de dúvidas decorrem no piso 02 do edifício de Pós-Graduação.
Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas e práticas iniciam-se a 1 de Outubro de 2001.
A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado.
O arquivo de exames contém um enunciado de um exame modelo e dos 1º e 2º exames do ano lectivo transacto do mesmo responsável. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.
Semana | Texto | Problemas |
---|---|---|
1 a 5 de Outubro | Lições de Análise Real | I-2,3,5,6,8. II.1-5,8,9, II.2-5,6, II.3-1,2,6, II.4-1,7,8. |
8 a 12 de Outubro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | I-3,7. 1.1-1,2,4,(9),12,14,16,17,18. |
15 a 19 de Outubro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | II-1a,c,e),3,5a,b,c,e,g,h,j,k),6,9,11. 1-23,24. |
22 de Outubro a 2 de Novembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | II-5i,l,m,n,o,p,q,r),12a,c,d,13,14a,b,c) 1.1-25,40,41,47. |
5 a 9 de Novembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | II-14d,e,f,g,h,i,j,k,l,m,n),15,16a),17,18,19,20. 2-4,7,12,13,16,20,23. |
12 a 16 de Novembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | III-1,2,3a,c,5,7 2-24,27,30,33,43,45,50; 3-4,6. |
19 a 23 de Novembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | III-8,9,11,12. 3-7,(10),12,14,16,17,20,24. |
26 a 30 de Novembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | III-15,17,20. 3-(25),26,28,29,30,31,32,33. |
3 a 7 de Dezembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | IV-1,2,4,5,6. 4-1,4,(5),6,7,9,15,19,21,22,(23). |
10 a 14 de Dezembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | IV-7,11,12. 4-25,28,31,38,39,46,(53). |
17 a 21 de Dezembro | Introdução à Análise Matemática Exercícios de Análise Matemática I/II | IV-16,19,21. 4-(56),(58),63,64,66,79,84,87. |
3 a 9 de Janeiro | Exercícios de Análise Matemática I/II | 4-88,(89),90,94,96,104,114,134,145,150,154,156. |
Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e um subconjunto será entregue para correcção na semana seguinte. A duração da aula prática é insuficiente para resolver todos os exercícios. Os exercícios da última semana não necessitam de ser entregues para correcção.