Haverá uma lista de exercícios a resolver nas aulas práticas.
As listas de problemas estarão disponíveis na Reprografia da Ass. Estudantes (em frente aos campos de futebol). Na primeira semana de aulas estarão disponíveis os problemas de Análise Complexa sendo os restantes disponibilizados durante as primeiras semanas de aulas.
Os alunos trabalharão na aula em grupos de 4 (ou 3 para acertar), constituídos de acordo com as preferências dos próprios alunos.
Cada grupo trabalhará em conjunto em torno de uma mesa, procurando resolver os exercícios ao seu próprio ritmo, entreajudando-se e recebendo o apoio do docente.
Em geral o docente não utilizará o quadro (usá-lo-á apenas para indicar a lista de exercícios da semana corrente e da semana seguinte e para esclarecer, pontualmente, qualquer dúvida de âmbito geral encontrada na resolução de um exercício pelos alunos da turma).
Não fará qualquer introdução ou revisão teórica da matéria nem a exemplificará com a exposição de exemplos específicos ou com a apresentação de resoluções de exercícios. Ajudas à resolução de exercícios são para serem comunicadas aos alunos individualmente ou a um grupo de trabalho, na medida do que for necessário para esse aluno ou grupo e nunca genericamente para todos os alunos da aula.
O docente manterá fichas para cada turma com a fotografia (poderá ser uma boa fotocópia a preto e branco), número, nome próprio e último apelido de cada aluno, onde registará em cada semana (a partir da 2ª semana de aulas) o resultado da sua opinião cumulativa (opinião actual tendo em conta o trabalho das semanas anteriores) sobre o trabalho do aluno na classificação: Bom (4), Regular (3), Insuficiente (2), Mau (1). A avaliação deve recair sobre o trabalho efectuado e não directamente sobre a presença às aulas práticas.
Em cada semana será proposto um exercício-teste a entregar por cada aluno no início da aula prática da semana seguinte.
Em cada semana, o docente das aulas práticas sorteará cerca de um terço dos alunos de cada turma a quem será corrigido o exercício-teste. (O docente poderá alterar o sorteio de modo a que a cada aluno sejam corrigidos os exercícios mais ou menos o mesmo número de vezes.) Estes alunos deverão estar preparados para discutir na semana seguinte com o docente a resolução que apresentaram. O docente tomará nota semanalmente de quem entregou ou não a resolução do exercício-teste bem como do resultado da correcção (a entregar uma semana depois) e discussão do exercício dos alunos sorteados em cada semana.
Não serão aceites resoluções do exercício-teste
após a aula prática. A resolução do exercício-teste
estará disponível na página web após a última
aula prática da semana.