Regras de Funcionamento

1º Semestre 2002/2003


Avaliação:

Testes e exames:
A nota das provas escritas (NE) será, consoante a opção de cada aluno:
    - ou a média das notas dos dois testes, com cada teste a contribuir 50%, desde que a nota de cada teste não seja inferior a 8,
    - ou a nota do exame final.
Fichas e aulas práticas:
A nota prática (NP) será a média das cinco melhores notas nas fichas de exercícios.
Aprovação na cadeira:
  Se NE for não for inferior a 8, a nota final será maior de entre:
    - NE
    - 0.7NE+0.3NP
Se NE for inferior a 8, a nota final será igual a NE.
A nota mínima de passagem é 10.
Orais:
Qualquer nota final superior a 17 deverá ser defendida numa prova oral a combinar com a responsável pela cadeira no final do período de exames. Se o aluno optar por não fazer a proval oral, a sua nota final será 17.

(As notas são números inteiros entre 0 e 20; quando arredondadas a partir de médias ou somas com algarismos decimais segue-se a regra habitual de tomar o inteiro mais próximo, sendo as cinco décimas arredondadas para um.)


Regras para as fichas de exercícios e aulas práticas:

Os alunos deverão que inscrever-se durante a primeira semana de aulas preenchendo uma ficha e fornecendo uma fotografia (ou uma fotocópia de boa qualidade).
Haverá ao todo 6 fichas de exercícios distribuídas e recolhidas quinzenalmente nas aulas teóricas das 6ª feiras. Não serão aceites fichas em atraso!
A discussão dos exercícios entre grupos nas aulas práticas e fora delas é encorajada. No entanto o trabalho entregue deve ser individual e pode ser sujeito a discussão oral.
A resolução de cada ficha deverá ser apresentada em folhas agrafadas, todas bem identificadas e indicando no cabeçalho da primeira folha o nº da ficha, o nº da turma, o nome do aluno e o nº de aluno.
Cada ficha terá, no máximo, 10 exercícios de dificuldade não superior a problemas de exame ou teste. Apenas um desses exercícios (não especificado previamente) será corrigido e avaliado.
As fichas corrigidas serão devolvidas nas aulas práticas juntamente com uma breve solução. Ao receber cada ficha corrigida, o aluno deverá conferir logo a correcção; as notas de fichas não poderão ser revistas após a aula em que forem devolvidas.
A nota de cada ficha é a nota da correcção rectificada de acordo com o desempenho observado nas aulas práticas e com a eventual discussão do trabalho entregue. A não comparência a mais de metade das aulas práticas resultará na anulação da avaliação contínua.
As aulas práticas têm como objectivo: complementar a exposição das aulas teóricas, trabalhar em grupo, discutir dúvidas, orientar o desempenho na cadeira, adiantar a resolução das fichas e demonstrar a evolução dos conhecimentos para avaliação.


Regras para os testes e exames:

Realizar-se-ão dois exames finais, com a duração de 3 horas, e dois testes com a duração de 1 hora e meia. O primeiro teste realizar-se-á na quinta feira dia 7 de Novembro e incidirá nas partes I e II do programa. O segundo teste realizar-se-á na quinta feira dia 19 de Dezembroe incidirá nas partes III e IV do programa.
Os alunos só deverão apresentar-se a provas munidos de identificação válida: cartão de aluno do IST ou bilhete de identidade.
Nos testes ou exames não será permitido utilizar máquinas calculadoras nem quaisquer materiais de consulta.
Um aluno que tenha obtido aprovação com o primeiro exame ou com os testes pode comparecer ao segundo exame para melhoria de nota.