FAEP (Aulas práticas)

Ano lectivo 2003/2004

Paula Gouveia

Sumários

  1. 08 MARÇO
    Especificações álgébricas de tipos de dados abstractos: inteiros com soma, subtracção e multiplicação, filas de espera, árvores binárias (início).
  2. 15 MARÇO
    Conclusão da aula anterior. Derivação de equações usando cálculo equacional e sistema de reescrita.
  3. 22 MARÇO
    Modelos de especificações algébricas. Prova da inicialidade da álgebra dos termos fechados e sua utilização para provar que os homomorfismos preservam a satisfação de equações entre termos fechados.
  4. 29 MARÇO
    Modelos de especificações algébricas: álgebras geradas e prova de inicialidade em Mod(spec_nat). Categorias: unicidade do morfismo inverso numa categoria; exercícios sobre coprodutos (início).
  5. 5 ABRIL
    Categorias: coprodutos em Set e Par; prova de que os coprodutos são definidos a menos de um isomorfismo. Produtos em Set. 

    12 ABRIL- Férias Páscoa
  6. 19 ABRIL
    Categorias: produtos em Par, igualadores em Set e Par, co-igualadores em Set.
  7. 26 ABRIL
    Revisões sobre o sistema Mathematica: expressões, atribuições, funções, listas, programação recursiva, imperativa e funcional em Mathematica, moldes e tipos de parâmetros, regras de reescrita.
  8. 3 MAIO
    Continuação da aula anterior: raciocínio sobre tipos de dados abstractos, definição de linguagens, método de programação por camadas (exemplos: Torres de Hanói), implementação de tipos de dados, verificação de implementações, pacotes.

    10 MAIO - Não houve aula

  9. 17 MAIO
    Desenvolvimento (usando o método da programação por camadas centrado nos dados) de um programa em Mathematica para determinar se fórmulas proposicionais dadas pelo utilizador são ou não tautologias, usando tableaux: conclusão do exercício iniciado na aula teórica. Exercícios sobre propriedades dos sistemas de reescrita.
  10. 24 MAIO
    Conclusão da aula anterior. Exercícios de construção de modelos iniciais de especificações algébricas e prova de inicialidade.
  11. 27 MAIO (substituição da aula de 10 de Maio)
    Continuação da aula anterior.
  12. 31 MAIO
    Conclusãos da aula anterior. Exercícios sobre somas amalgamadas e produtos fibrados.
  13. 7 JUNHO
    Continuação da aula anterior. Exercícios sobre interligação e agregação de especificações. Exercícios sobre composição de processos sem sincronização e com sincronização.

 

Fim