Análise Complexa e Equações Diferenciais — 1º Semestre de 2020/2021
MEEC




Recomendações para o estudo independente

Pretende-se encorajar os alunos a acompanhar a matéria ao longo do semestre de uma forma não passiva. Os problemas propostos para cada semana ilustram os diversos tópicos que serão ser focados nesta disciplina, constituindo um guia muito valioso para um estudo efectivo dos mesmos.

Não há, regra geral, benefício sustentável que não exija algum empenho, e por isso se recomenda vivamente aos alunos um investimento de tempo fora das aulas na ordem das quatro horas semanais. Isto significa, em particular, que é errado admitir que o trabalho desenvolvido nas aulas práticas é suficiente para obter os benefícios desejados ao nível de uma adequada compreensão da matéria e, consequentemente, ao nível daquele sucesso nas provas de avaliação que todos desejamos.

Para que tal sucesso se materialize, exige-se o trabalho sério, individual ou em grupo, dos estudantes fora das aulas, num total de pelo menos quatro horas semanais. A experiência mostra que os estudantes retiram um máximo de benefícios se comparecerem na aula prática depois de terem trabalhado seriamente em todos os problemas propostos para essa semana, aproveitando o ensejo para consolidar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Por forma a tornar possível a discussão dos problemas nas aulas práticas, os alunos deverão tentar resolver previamente por escrito uma boa parte deles.


Notas das Aulas Teóricas