Análise Matemática I, 2005/2006 (1º semestre)
Eng. Química, Química
Avisos e novidades
- (10/2/2006) Está disponível a pauta final da disciplina incluindo os resultados da revisão de provas do 2º exame.
- (8/2/2006) Está disponível a pauta do 2º exame. Duas anomalias (afectando para melhor a classificação final de 6 alunos) na folha de cálculo usada para produzir a pauta foram corrigidas. A versão disponível está correcta a partir das 9h 45m do dia 9.
- (7/2/2006)As classificações do 2º exame serão publicadas dia 8/2. A revisão de provas realiza-se dia 10/2 às 15 horas na sala de dúvidas.
- (20/1/2006) O 2º exame realizou-se no dia 23/1/2006 às 13h.
- (20/1/2006) Os resultados da revisão de provas estão disponíveis.
- (17/1/2006) Estão disponíveis as classificações do 1º exame e do 2º teste. A revisão de provas realiza-se na 6ª feira, 20 de Janeiro, às 15 horas na sala de dúvidas.
- (5/1/2006) O 1º exame e 2º teste (contém resolução) realizaram-se no dia 9/1/2006 às 13h.
- (21/12/2005)Há alteração no horário de dúvidas de quinta-feira! O novo horário é: quinta-feira, das 11h30m até 13h30m (substituindo 18h-20h).
- (12/12/2005) A aula prática (de substituição dos feriados) da turma 05103, terá lugar no dia 22 de Dezembro (quinta-feira), às 11horas, na sala V107.
- (28/11/2005) As classificações do 1º teste estão disponíveis. A revisão de provas realizar-se-á na próxima sexta-feira, dia 2 de Dezembro, às 11 horas, na sala de dúvidas (sala 1.12 do piso 1 do edifício de Pós-Graduação).
- (16/11/2005) O 1º teste (inclui resolução) realizou-se no dia 12 de Novembro às 11 horas.
- (6/11/2005) A 2ª edição dos Exercícios de Análise Matemática I/II editada pela IST Press já está disponível. A numeração dos exercícios é a mesma da 1ª edição.
- (14/10/2005) A turma 17102 tem aula prática extraordinária desdobrada (devido aos laboratórios) numa das seguintes ocasiões:
- 21/10 das 10 às 12h na sala E5;
- 25/10 das 10 às 12h na sala Va2.
- (3/11/2005) A aula teórica da próxima segunda-feira, dia 7/11 (cursos de LEQ e LQ) irá decorrer na sala Qa02.4.
- (16/10/2005) Devido à edição corrente dos Exercícios de Análise Matemática I/II estar esgotada e a nova edição só estar disponível daqui a algumas semanas a ISTPress acedeu a que fossem disponibilizados electronicamente os primeiros capítulos daquele texto.
- (7/10/2005) A sala de dúvidas passou a ser a 1.12 do piso 1 do edifício de Pós-Graduação.
- (20/9/2005) O funcionamento da turma de Eng. do Ambiente prevista para as 15h de 6ª feira está condicionado a ter uma afluência razoável de alunos já que, devido a uma mudança de horário em Álgebra Linear, a turma não é compatível com alunos de Eng. do Ambiente que também estejam inscritos em Álgebra Linear. Sugere-se a alunos de Eng. Química e Química com a disciplina em atraso que considerem esta turma como opção. Se o número de alunos neste horário for pequeno mas excessivo nas duas turmas de 5ª feira às 16h admite-se a possibilidade de abrir uma terceira turma neste último período. A situação deverá estar esclarecida na segunda semana de aulas.
- (31/8/2005) O calendário escolar prevê o início das aulas para 26 de Setembro de 2005.
- (17/5/2005) O Prof. responsável não usa o sistema fénix excepto para indicar uma ligação para esta página...
Aplicabilidade
Esta página refere-se exclusivamente a Análise Matemática I de Eng. Química e Química no 1º semestre de 2005/2006. Não é aplicável a outras licenciaturas ou anos lectivos. Para localizar outras páginas de Análise Matemática I use http://www.math.ist.utl.pt/cursos.phtml?AMI.
Requisitos técnicos desta página
Um requisito técnico obrigatório para acesso a documentos disponíveis a partir desta página é a instalação de software que permita a leitura de documentos em formato pdf. Uma possibilidade é a instalação da versão mais recente do Adobe Acrobat Reader disponibilizado gratuitamente pela Adobe Systems.
Esta página tem um estilo relativamente informal e deverá ser legível sem problemas por navegadores relativamente modernos.
Introdução
Um curso como este é destinado a guiar os alunos no seu processo de aprendizagem de uma introdução à Análise Matemática. Esta página não pretende ensinar Matemática mas tão somente disponibilizar informação de uma forma eficiente.
Não é missão dos docentes apresentar a
matéria como algo completo e de apreensão automática no final das aulas mas sim acentuar o que é importante, suscitar
questões e balizar o inevitável trabalho posterior que necessariamente deve ser realizado de uma forma regular.
O que é a Matemática?
A Matemática é a ciência dedutiva que evoluiu a partir de conceitos abstractos tão antigos como número ou recta e cujos métodos incluem a lógica e a abstracção.
O que é a Análise Matemática?
O que se designa hoje em dia por Análise Matemática nasce do desenvolvimento do Cálculo Infinitesimal criado por Newton e Leibniz. Lida com problemas de "passagem ao limite" em vários contextos nomeadamente com os conceitos de derivada e integral.
O objectivo essencial desta disciplina do ponto de vista do Professor responsável é dar a oportunidade aos alunos de encararem os fundamentos do Cálculo Infinitesimal de um ponto de vista coerente e não como um amontoado de receitas. Pressupondo pré-requisitos de lógica e compreensão do método dedutivo da matemática, estes fundamentos incluem a axiomática dos reais, sucessões, séries, continuidade e limites e uma parte substancial do cálculo diferencial no quadro das funções reais de variável real.
[Outras instâncias da escola apresentam como objectivos desta disciplina algo que ao sabor da moda ou opiniões individuais poderá parecer distinto do parágrafo anterior. Caberá ao leitor decidir no final do curso qual a melhor descrição de objectivos.]
Será seguido como texto base do curso Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian. Existem muitos outros textos sobre esta matéria a um nível acessível aos alunos do 1º ano mas com perspectivas e estilos distintos. A bibliografia do programa genérico oficial da disciplina indica alguns. Outros:
- Apostol, T. M., Mathematical Analysis, second edition.
- Apostol, T. M., Calculus, vol. I, second edition.
- Guerreiro, J. S., Curso de Análise Matemática, Escolar Editora.
- Spivak, M., Calculus.
Consulte estes e outros títulos na Biblioteca do IST.
Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II. Este texto juntamente com o texto base servirá como base para listas de problemas semanais.
A familiaridade dos alunos com algum formalismo matemático relativo a lógica e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso que infelizmente não pode ser considerado como coberto pelos actuais programas do ensino secundário. O texto Elementos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira é uma referência para este tópico (versão para consultar on-line, versão para imprimir). Outros textos de apoio alternativos disponibilizados electronicamente são Lógica Matemática e Conjuntos pelo Grupo de Matemática da UTL.
Planeamento e sumários
Sumários em 2005/2006
Linhas com a data indicada a amarelo correspondem a planeamento. Linhas com a data indicada a verde correspondem ao que efectivamente foi leccionado. Linhas com a data indicada a vermelho correspondem a aulas canceladas.
- Apresentação. (26/9/2005).
- Elementos de Lógica e Teoria de Conjuntos: designações e proposições; operações lógicas e algumas propriedades.(28/9/2005).
- Continuação da aula anterior.Expressões com variáveis. Os quantificadores universal e existencial. Exemplos. (30/9/2005).
- Segundas leis de De Morgan. Conjunto como conceito primitivo; operações fundamentais. Exemplos. (3/10/2005).
- Introdução à teoria axiomática dos Números Reais. Axiomas de corpo; subtracção e divisão. (7/10/2005).
- Axiomas de ordem e algumas propriedades.Conjunto majorado, minorado, limitado; definições e exemplos.Definição de supremo. . (10/10/2005).
- Definição de ínfimo de um conjunto. Axioma do supremo; teorema do ínfimo. Os conjuntos N, Z e Q. Conjuntos indutivos e o Princípio de Indução Finita.Propriedade Arquimedeana. (12/10/2005).
- Existência de números irracionais. Densidade de Q e de R\Q em R. Algumas considerações sobre cardinalidade. (14/10/2005).
- Sucessões reais; sucessões limitadas e sucessõe monótonas; exemplos. Definição de limite . (17/10/2005).
- Unicidade do limite de uma sucessão convergente. Exemplos. Propriedades algébricas . (19/10/2005).
- Limite e relação de ordem; teorema das sucessões enquadradas. Exemplos. Teorema das sucessões monótonas e limitadas. (21/10/2005).
- Conceito de subsucessão.Teorema de Bolzano-Weierstrass. Conjunto dos sublimites de uma sucessão limitada; exemplos. Limite superior e limite inferior de uma sucessão limitada. (24/10/2005).
- A recta acabada. Noção de vizinhança de + e de - . Convergência na recta acabada; propriedades. (26/10/2005).
- Exemplos e aplicações. Indeterminações. Definição de sucessão de Cauchy. (28/10/2005).
- Sucessões de Cauchy e sucessões convergentes; aplicação ao estudo da série harmónica. Séries numéricas. Paradoxo de Zenão.Definição de série convergente. (31/10/2005).
- Continuação da aula anterior. Séries geométricas; exemplos. Exemplo de uma série de Mengoli. (2/11/2005).
- Séries de Mengoli; exemplos. Séries de termos não negativos. Critério geral de comparação. (4/11/2005).
- Critério geral de comparação e corolário. Exemplos. Séries de Dirichlet. Critério de D’Alembert. (7/11/2005).
- Continuação da aula anterior:exemplos. Critério da raiz; exemplos. (9/11/2005).
- Séries alternadas; critério de Leibniz. Exemplos. Séries de termos sem sinal fixo. Convergência simples e absoluta. (11/11/2005).
- Algumas considerações sobre comutatividade e soma por blocos. Produto de séries; exemplo. Séries de potências: raio de convergência e domínio de convergência. (14/11/2005).
- Continuação da aula anterior. Notas sobre a função exponencial e sua função inversa. (16/11/2005).
- Continuação da aula anterior: função exponencial de base a>0 e função logaritmo de base a; funções trigonométricas. Função real de variável real; função injectiva, sobrejectiva e bijectiva. (18/11/2005).
- Função limitada; funções monótonas e estritamente monótonas.Funções pares e ímpares. Definição de continuidade de uma função num ponto: definição e exemplos. (21/11/2005).
- Continuidade e relação de ordem. Equivalência entre a definição de continuidade e a continuidade sequencial (ou à Heine).Propriedades algébricas; Continuidade das funções polinomiais e racionais. Continuidade das funções definidas por séries de potências. (23/11/2005).
Definição de limite de uma função num ponto aderente ao domínio; exemplos. Limite de uma função num ponto e prolongamento por continuidade. Principais propriedades. (25/11/2005).
- Limite de uma função num ponto relativo a um subconjunto do domínio; limites laterais. Exemplos. Função monótona e existência de limites laterais.Limites infinitos e em +∞ e -∞; exemplos. (28/11/2005).
- Continuidade global. Teorema do valor intermédio e corolários; exemplos. (30/11/2005).
- Teorema da continuidade da função inversa. Funções inversas das funções trigonométricas.(2/12/2005).
- Teorema de Weierstrass. Início do estudo do Cálculo Diferencial: definição de derivada de uma função num ponto interior ao domínio; exemplos. (5/12/2005)
- Derivadas laterais; diferenciabilidade de uma função num ponto; exemplos. Diferenciabilidade implica continuidade.Regras de derivação usuais. Diferenciabilidade de uma função definida por uma série de potências. Exemplos. (7/12/2005)
- Derivada da função composta; exemplos. Derivada da função inversa; exemplos importantes. (9/12/2005)
- Extremos locais: definição e sua relação com a diferenciabilidade; exemplos. Diferenciabilidade global; derivadas de ordem superior à primeira; função indefinidamente diferenciável; exemplos. Teorema de Rolle; exemplos. (12/12/2005)
- Teorema de Lagrange e corolários. Exemplos. Teorema de Cauchy. (14/12/2005)
- Regra de Cauchy; exemplos. (16/12/2005)
- Funções hiperbólicas, definição e principais propriedades. Exercícios de revisão. (19/12/2005)
- Exercícios de revisão. (21/12/2005)
|
O programa mínimo oficial desta disciplina deverá encontrar-se aqui. Faz-se notar que este programa é mínimo. À medida que as aulas decorrerem o planeamento ir-se-á convertendo em sumários das aulas teóricas.
- Luísa Ribeiro
- Responsável por Engenharia Química, Química, turma teórica 05101+05102+05103+16101.
Horários de aulas e dúvidas
Haverá um horário de dúvidas de 3,5 horas semanais distribuído por 2 sessões. Se no final de 20 minutos não estiverem presentes alunos a sessão termina aí. A sala de dúvidas do Departamento de Matemática é a sala 1.12 no piso 1 do edifício de pós-graduação. O horário das sessões será combinado na primeira aula teórica. Os alunos podem consultar sessões de dúvidas de AMI de outros cursos.
Versões dos horários no sistema fénix: Engenharia Química, Química.
Os horários de aulas e dúvidas estão disponíveis.
Calendário Escolar
Seguiremos integralmente o calendário escolar aprovado para a escola. Em particular as aulas teóricas iniciam-se a 26 de Setembro de 2005 e as aulas práticas na mesma semana.
A descrição das regras de avaliação de conhecimentos é feita num documento separado e é comum a outros cursos.
O arquivo de exames contém enunciados de um exame modelo e exames de anos lectivos transactos do mesmo responsável. Para procurar arquivos similares de outros Professores use a seguinte ligação.
Para 2005/2006
| Semana | Texto | Problemas |
| 26 a 30 de Setembro | Lições de Análise Real | 1 – 2, 3, 5, 6, 8. 2.1– 5, 8, 9. 2.3 – 1, 2, 6. |
| 3 a 7 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | I – 3, 7. |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 1.1 – 1, 2, 4, [9], 11, 13, 16, 17, 18. |
| 10 a 14 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | I – 5(a-d), 5j) , k). |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 1.1 – 32, 33, 34, 36, 38 |
| 31 de Outubro a 4 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | I – 5i), 5(l-r), 10. |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 1.1 – 40, 44, 45, 47, 48, 49 |
>
| 7 a 11 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | II – 12a-d), 14a-n). |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 2.1 –3, 5, 7, 8, 15, 21 |
>
| 14 a 18 de Novembro |
Exercícios de Análise Matemática I/II | 2.2 –25, 27, 28, 30, 35;
2.3 –43, 44, 45, 50, 53 |
>
[x] indica uma recomendação de leitura da resolução do exercício x no texto. x indica um desafio aos alunos mais motivados.
Para 2004/2005
| Semana | Texto | Problemas |
| 20 de Setembro a 1 de Outubro | Lições de Análise Real | 1-2,3,5,6,8. 2.1-5,8,9, 2.3-1,2,6. |
| 6 a 12 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | I-3,7. |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 1.1-1,2,4,11,13,16,17,18. |
| 12 a 16 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II-1,3,4,5a-h),5j),5k). |
| 18 a 22 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II-5i)l-r),6,8,10,11. |
| 25 a 29 de Outubro | Introdução à Análise Matemática | II-12b,c,d,f),13,14a-n). |
| 2 a 5 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | II-15,16a),17,18,19,20. |
| Exercícios de Análise Matemática I/II | 2-4,7,12,13,17,21,22. |
| 8 a 12 de Novembro | Exercícios de Análise Matemática I/II | 2-24,27,30,33,43,45,50. |
| 15 a 19 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | III-1,2. |
| 22 a 26 de Novembro | Introdução à Análise Matemática | III-3b),5,7,11,14,15,17,19 (substituir uniformemente contínua por contínua). |
| Material adicional sobre funções trigonométricas e hiperbólicas (págs. 11 e 12). |
| 29 de Novembro a 3 de Dezembro |
Introdução à Análise Matemática | IV-1,4b),7. |
Tipicamente os exercícios indicados para uma semana serão objecto de estudo e resolução escrita nessa semana e discutidos na aula prática da semana seguinte. A duração da aula prática é insuficiente para resolver todos os exercícios.
Última actualização: 2006/02/10 às 17h 56m WET.