Cálculo Diferencial e Integral III - 1º Semestre 2025/2026

Licenciaturas em Engenharia Física Tecnológica e Matemática Aplicada e Computação

(última actualização 8 Dez. 2025)


Movimento de uma mola em queda livre. Este movimento pode ser estudado matematicamente usando a equação das ondas.


Órbita do atractor de Lorenz, correspondente a um sistema de equações diferenciais ordinárias com comportamento caótico. Órbita do atractor de Lorenz, correspondente a um sistema de equações diferenciais ordinárias com comportamento caótico.


"Aprender Física e aprender Matemática exige esforço, exige concentração, exige trabalho, exige fazer muitos exercícios, exige testar muitas vezes os conhecimentos, ginasticar o raciocínio. Não se compadece com o improviso, nem vive apenas de intuição e de "jeito". A arte nacional do desenrascanço pode permitir vestir de belas palavras uma resposta ignorante em Humanidades - mas esbarra sem apelo nem agravo perante um problema concreto de Física ou de Matemática.

E, se é importante que os alunos tenham uma noção de que o que estão a aprender tem uma relação com a realidade, não se deve criar a ilusão de que se pode gostar de Matemática ou de Física, se não se apreciar o pensamento abstracto, se não se apreciarem os mistérios do infinitamente grande e do infinitamente pequeno."

José Manuel Fernandes, Público, 16/5/2001


"[...] um livro de Análise destinado a estudantes universitários (independentemente do domínio da Ciência ou da Técnica a que pretendem dedicar-se) deve fornecer hábitos de rigor e estimular o espírito crítico, de tal modo que - sem menosprezo do papel vitalizador da intuição na aprendizagem da Matemática - os seus leitores sejam naturalmente conduzidos a distinguir com clareza as pseudo-definições, de base essencialmente intuitiva, de verdadeiras definições, e as conjecturas, de plausibilidade apenas sustentada por argumentos empíricos, das proposições que os métodos dedutivos permitem estabelecer."

Jaime Campos Ferreira, "Introdução à Análise Matemática"


"[...] a liberal education should make certain habits of rationality second nature. Educated people should be able to express complex ideas in clear writing and speech. They should appreciate that objective knowledge is a precious commodity, and know how to distinguish vetted fact from superstition, rumor, and unexamined conventional wisdom. They should know how to reason logically and statistically, avoiding the fallacies and biases to which the untutored human mind is vulnerable. They should think causally rather than magically, and know what it takes to distinguish causation from correlation and coincidence."

Steven Pinker, "The Trouble With Harvard", New Republic, 5/9/2014


Avisos

  • (5/12/2025) As aulas teórica de compensação pelos feriados do dia 1 e dia 8 de Dezembro, ambos à segunda-feira, que afetam a turma da LMAC, serão realizadas em conjunto com a LEFT nas sexta-feiras dia 5 e 12, das 15:30 às 17:00, no anfiteatro GA1.
  • (24/11/2025)  Os alunos da LMAC e LEFT realizarão o 2º teste MAP45 de CDI-III, às 19:00 de quarta-feira, dia 26 de Novembro, na sala IA (Pavilhão de Minas). Relembram-se os alunos da necessidade de levar folha de teste.
  • (20/11/2025) Os alunos que tencionem realizar o 2º Teste MAP45, do dia 26 de Novembro, às 19:00, devem inscrever-se via fenix até às 12:00 h do dia 24 para que se possam planear as lotações de salas de teste. Os alunos não inscritos até essa data não serão contabilizados para a lotação das salas, pelo que se arriscam a não ter lugar se de facto comparecerem.
  • (10/11/2025) As notas do 1º Teste MAP45 encontram-se aqui. A revisão de provas está marcada para quinta-feira, dia 13 de Novembro, às 18:30, na sala P12 do Pavilhão de Matemática.
  • (14/10/2025) Os alunos da LMAC e LEFT realizarão o 1º teste MAP45 de CDI-III, às 19:00 de quarta-feira, dia 15 de Outubro, na sala IA (Pavilhão de Minas). Relembram-se os alunos da necessidade de levar folha de teste.
  • (5/10/2025) Os alunos que tencionem realizar o 1º Teste MAP45, do dia 15 de Outubro, às 19:00, devem inscrever-se via fenix até às 12:00 h do dia 13 para que se possam planear as lotações de salas de teste. Os alunos não inscritos até essa data não serão contabilizados para a lotação das salas, pelo que se arriscam a não ter lugar se de facto comparecerem.
  • (8/9/2025) Anúncio do seminário extra-curricular em tópicos de álgebra linear e análise matemática organizado pelos profs. Luís Magalhães e Manuel Ricou aqui.
  • (2/9/2025) As aulas práticas terão início logo na primeira semana de aulas. Em particular, serão dadas as aulas práticas na quinta-feira, dia 4 de Setembro, para o turno da LMAC, e as de sexta-feira, dia 5 de Setembro, para os turnos da LEFT, baseadas na lista de problemas propostos e exemplos resolvidos aqui, com a matéria que será dada na primeira semana de aulas teóricas e cujos slides já podem ser consultados aqui.