Análise Matemática I
1º semestre 2002-3
Eng. do Ambiente, Eng. Biológica, Eng. Química, Química


  •  Professor Responsável:

  • João Teixeira Pinto



     
  •  Corpo docente da cadeira:

  •     Aulas teóricas: João Teixeira Pinto

        Aulas práticas: António Serra - turmas. 15101 e 15102 (E. Ambiente)
                                        Pedro Lopes - turma 17101 (E. Biológica)
                                        Pedro Pito - turmas. 05101 e 05103a (E. Química)
                                        Pedro Torres - turmas 17102 (E. Biológica) e 16101 (Química)
                                        Pedro Martins Rodrigues - turmas. 05102 e 05103b (E. Química)



     
  •  Horários de dúvidas:

  •     Um horário de dúvidas  da disciplina para o período de exames (até ao 2º exame) está disponível no seguinte  endereço.



     
  •  Calendário escolar



  •  
  •  Programa e bibliografia:

  • Em qualquer um dos seguintes endereços encontra o programa e a bibliografia geral da disciplina: LEB,LEA,LEQ,LQ.

        Será seguido como texto base do curso o livro Introdução à Análise Matemática de Jaime Campos Ferreira, edição da Fundação Calouste Gulbenkian.

        Um curso como este pressupõe um trabalho contínuo de compreensão da matéria leccionada nas aulas teóricas e que tem como suporte formal o texto base. Além disso a aprendizagem de Matemática passa pela resolução de exercícios não necessariamente triviais ou repetitivos. Uma colecção de Problemas de Exame está disponível com o título Exercícios de Análise Matemática I/II (não contém diferenças significativas em relação à versão 2001/2002). Alguns destes exercícios serão discutidos nas aulas práticas.

        A familiaridade dos alunos com alguns fundamentos de lógica e teoria dos conjuntos é um dos requisitos deste curso. Como infelizmente este tópico não pode ser considerado coberto pelos actuais programas do ensino secundário, ele será abordado abreviadamente nas primeiras aulas. Sugere-se como referência o texto Fundamentos de Lógica Matemática e Teoria dos Conjuntos de Jaime Campos Ferreira.



     
  •  Normas da Avaliação de conhecimentos:

  • Provas Escritas: Realizar-se-ão dois exames finais, com a duração de 3 horas  (um em cada época de exames), e dois testes com a duração de uma hora e

    meia. O primeiro teste terá lugar no Sábado, dia 30 de Novembro, e avaliará a primeira metade da matéria. O segundo teste coincidirá com o primeiro exame e
    avaliará a segunda parte da matéria. Poderá consultar as datas de exame, na correspondente página da internet do S.O.P.

    Os alunos podem optar por ser avaliados através de testes e/ou de exames mas, para obter aprovação na cadeira por meio de testes,é necessário ter nota superior ou igual a 7.5 em ambos. Os alunos que tiverem nota inferior a 7.5 no primeiro teste já só poderão submeter-se, por isso, a exames. Os alunos com nota superior a 7.5 no primeiro teste podem também, por outro lado, optar por realizar todo o primeiro exame, descartando nessa altura a via de testes. Aliás, quem não entregar o segundo teste dentro da hora e meia regulamentar, considera-se que está a realizar então o primeiro exame, que decorre em simultâneo, sendo avaliado automaticamente como tal.

    Todas as provas escritas são classificadas com um número de 0 a 20, arredondado às decimas. Para quem optar pelo exame a nota da prova escrita, designada por NE, será a nota do exame. Para quem optar pelos testes, a nota NE será a média aritmética dos dois testes, arredondada às décimas. Todos os alunos, mesmo os já aprovados pela via de testes ou pelo primeiro exame, podem submeter-se ao segundo exame: será escolhida, para NE, a melhor nota.

    Exame de Aferição: Este ano o IST decidiu organizar uma prova de aferição para todos os alunos entrados no corrente ano lectivo, para os cursos em que que o currículo inclui Análise Matemática. A classificação desta prova é um número entre 0 e 20, arredondado às décimas. Os alunos repetentes ou a realizar melhoria de nota não realizam prova de aferição.

    Nota final: A nota final da cadeira é um inteiro de 0 a 20. Um aluno fica aprovado se a sua nota final for maior ou igual a 10. A nota final é calculada a partir da nota das provas escritas (NE) e da nota do exame de aferição (NA). Os alunos repetentes ou a realizar melhoria, que não realizam o exame de aferição, terão nota final NF igual a NE, arredondada ao inteiro mais próximo. Para os alunos que realizam a prova de aferição, a sua nota final é dada por:

           NF = NE, se NE < 9.5 (Reprovado)
           NF = Máx. (NE, 0.9 x NE + 0.1 x NA), se NE > = 9.5

    arredondada ao inteiro mais próximo.

    Orais: os alunos com NF superior ou igual a 18, dever-se-ão apresentar a uma prova oral no final do período de exames, a combinar com o responsável da cadeira. Se decidirem não o fazer, a sua nota final lançada na secretaria será de 17 valores.

    Inscrições para as provas escritas: Os alunos têm de se inscrever para os exames escritos que desejam efectuar até 2 dias úteis antes da prova. As inscrições são feitas junto ao gabinete do Sr. Carvalhosa no Piso 2 do Edifício da Pós-Graduação.

    Identificação pessoal: Os alunos só podem apresentar-se a provas munidos de Bilhete de Identidade ou do cartão de aluno do I.S.T.

    Melhoria de Nota: Os alunos que já tenham obtido aprovação a esta disciplina, num dos dois semestres anteriores, poderão realizar melhoria de nota, de acordo com o regulamento do I.S.T. (Secção VII.1). Para tal, deverão entregar o respectivo requerimento na secretaria, dentro do prazo estipulado, e poderão apenas realizar a avaliação nesta disciplina por exames e não por testes. A sua nota final, para efeitos de melhoria, será apenas a do exame (ou oral, caso venha a ter nota superior ou igual a 18).



     
  •  Testes e exames

  • 1º Teste
    data: Sábado, 30 de Novembro de 2002.
    Enunciado com Resolução (ficheiro .pdf)

    2º Teste/1º Exame
    data e hora: Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2003, às 9 horas.
    Enunciado com Resolução (.pdf).
    Enunciado com Resolução do exame das 13 horas (.pdf)
    Revisão de provas: segunda-feira, dia 27 de Janeiro, às 18:00, na sala P5 (Pav. Pós-Graduação).

    2º Exame
    data e hora: Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2003, às 9 horas.
    Enunciado e Resolução (.pdf).
    Resultados finais (Eng. Ambiente, Eng. Biológica, Eng.Química e Lic. Química)
    Atenção! Estas pautas foram actualizadas com a Revisão de Provas, com as notas da prova de aferição de 2ª fase e com as notas dos alunos (2) que fizeram o 2º exame no Salão Nobre.
    Revisão de provas: sexta-feira, dia 7 de Fevereiro, às 18:00, na sala P5 (Pav. Pós-Graduação).
    Os alunos que fizeram 2º exame no Salão Nobre têm revisão de provas juntamente com os alunos de LEEC, LEGI e LCI (para data, hora e local consultar página do Prof José Matias).



     
  •  Arquivos de fichas de autoavaliação, testes e exame

  •  LEEC, LEGI 2002/2003: teste 1 (com resolução).

     LEIC 2001/02:  Nesta página encontra exames e problemas-teste sobre a matéria de Análise Matemática I com as respectivas resoluções.

     2ªFASE 2000/01:  exame 1 (com resolução),  exame 2 (sem resolução).

    LEQ, LQ, LEB 1999/00:  teste 1 (com resolução),  teste 2 / exame1 (com resolução),  exame 2 (com resolução).

    LEQ, LQ, LEB 1999/00:  Fichas de autoavaliação (sem resoluções) Nota: deve fazer download apenas dos ficheiro com extensão .pdf.


    Back to João Teixeira Pinto's home page.
    jpinto@math.ist.utl.pt
    Last Update: 12de Fevereirode 2003