Lei de Hebb

Quando o sistema aprende modifica as conexões a[i,j] através da regra

d a[i,j] µ f[j] g[i]

ou

d [i,j] = h f[i] g[i]

 

onde h é uma constante de aprendizagem.

 

 

 

Aprendizagem do perceptrão

0 Valores iniciais (i=1..n, w[i] = 0; b = 0; 0<a £ 1

1 Repita até convergir

Repita de 1 a 3 até esgotar os elementos f:g

1 Activar

i = 1..n, x[i] := f[i]

2 Determinar a resposta:

n

e :=b + å w[i] f[i]

i=1

p (e) := se e>q então +1, se não

se -q £ e£ q então 0 se não –1

3 Ajustar os pesos e o pendor: i = 1..n,

se p (e) ¹ g, então

w(i):= w[i] + a x[i] g

b := b + a g

se não

w[i] := w[i]

b := b

 

Máquina de Boltzmann ( Hinton e Sejnowsoki 1983)

n

i=1 j£ i

 

Processamento

 

Processamento Sequencial

Equação da variação do concenso

D Ck = (1-2uk) (wkk + å wkjuj)

Equação da probabilidade do sistema

A(k,T) = _______1_______

1 + exp( _ D Ck )

T

O perceptrão

O perceptrão foi proposto por Frank Rosenblatt em 1958. Era uma rede neuronal que teve um grande impacto na comunidade científica , pois o perceptrão era considerado como uma verdadeira máuina que aprende. O entusiasmo dos cientistas levou a pensar que esta máquina conseguiria fazer tudo, mas com o passar do tempo verificou-se que não era assim tão fácil. O perceptrão continha uma superfície sensorial designada por retina e que conecta com uma outra camada designada por camada de associação. As conexões entre as duas camadas eram diversas, mas caracterizavam-se por cada células de associação via apenas um subconjunto de células da retina. Existem as conexões plásticas que eram as conexões da camada de associação à camada de resposta. Para evitar que exista que mais de uma célula da camada de resposta se encontre activa recorre-se a um plexus de inibições recíprocas, isto é, quando uma célula da camada de resposta é activada, suprime as respostas das células que com ela competem.

Rosenblatt diante do sistema sensorial do Perceptrão

 

 

Aprendizagem do perceptrão

0 Valores iniciais (i = 1..n, j = 1..m, w[j,i] = 0, b[j] = 0; 0<a £ 1)

1 Repita até convergir

Repita de 1 a 3 até esgotar os elementos f:g

1 Activar

i = 1..n, x[i] := f[i]

2 Determinar a resposta: para todo o j = 1..m

n

e[i] := b[j] + å w[j,i] f[i]

i=1

p (e[j]) := se e[j]>q então +1, se não

se -q £ e[j]£ +q então 0 se não –1

3 Ajustar os pesos e o pendor: j=1..m, i=1..n,

se p (e[j]) ¹ g[j], então

w[j,i] := w[i,j] + a x[i] g[i]

b[j] := b[j] + a g[j]

se não

w[j,i] := w[j,i]

b[j] := b[j]

Teorema da convergência do perceptrão

Se existe w tal que p ([f(p),w]) = g(p), para o p = 1..P, então o algoritmo de aprendizagem do precepetrão converge num número finito de passos, obtendo-se um vector A[·] (possivelmente diferente de w) tal que p (f(p).A[·]) = g(p), para todo o p = 1..P.

 

 

 

Redes de Hopfield e máquinas de Boltzmann

Características da Rede de Hopfield:

 

Algoritmo de Hopfield

1 Recorrer ao algoritmo de Hebb

2 Repita até convergir

Repita para todos os estímulos

2.1 Activar

i = 1..n, yi :=xi

2.2 Repetir aleatoriamente para as unidades yi

n

2.2.1ei := xi + å wijyj

j=1

2.2.2yi := se ei > q i, então 1

se não se ei = q i então yi se não 0

2.2.3 Alterar a actividade

 

 

Energia da rede de Hopfield

n n n n

E = -1/2 å å Wij Yi Yj - å Xi Yi + å q i Yi

i=1j=1 i=1 i=1

n

A variação D yk induz a alteração D E = - ( å Wkj Yj + Xk -q k) D yk.

j=1

n

j=1

Esta alteração determina D Yk< 0 e D E< 0

n

Xk + å WkjYj> q k

j=1

Esta alteração determina D Yk>0 e D E<0

Assim a energia não pode crescer e , como é limitada inferiormente , a rede tem de encontrar um estado de equilíbrio.

 

 

 

Algoritmo de Boltzmann

 

  1. Atribua valores iniciais aos pesos que reflictam os constrangimentos do prblema . Atribua valor ao coeficiente de arrefecimento . Atribua valor inicial à temperatura . Atribua aleatoriamente o valor 0 ou 1 às actividades .
  2. Repita até satisfazer o critério de paragem ( estado estacionário ou descida de temperatura abaixo de um valor limiar )

2.1 Repita n2 vezes

    1. Escolha , aleatoriamente , valores de I e J compreendidos entre 1 e n .
    2. Calcule a variação de consenso
    3. D C = ( 1- 2 uIJ ) ( wIJ,IJ + å å wij,IJ uij

      i¹ I j¹ J

       

    4. Calcule a probabilidade da transição
    5.  

      A(T) = _________1__________

      1 + exp( _ D C )

      T

       

    6. Determine o próximo estado.

Observe a variável aleatória R com distribuição uniforme entre 0 e 1.

Se R < A(T) , então UI,J, se não UI,J := 1 - UI,J, se não UI,J := UI,J.

 

2.2 Reduza a temperatura: T := a T