Programa Ciência Viva 1999/2000

Utilização das Máquinas de Boltzmann para Resolução do Problema

 

As Máquinas de Boltzmann constituem um sistema de computação alternativo das redes neuronais, também extremamente poderoso, e que resolve problemas de uma forma bastante eficaz. Ao contrário do Associador Linear e do próprio Perceptrão, que trabalhavam alterando os coeficientes da matriz que reproduzia as associações, esta técnica consiste em tornar fixas esses coeficientes, optimizando todo o estado do sistema de modo que se adeque ao resultado pretendido.

Para tal, é necessário calcular uma grandeza denominada Energia, que nos revela qual o estado do sistema em determinado instante, por forma a posteriormente torná-lo mais adequado ao problema. Este melhoramento consiste em baixar constantemente a Energia, por forma a aumentar a sua grandeza simétrica, o Consenso, que nos vai mostrar no final a solução do problema pretendido.

Os pontos essenciais da utilização das Máquinas de Boltzmann para resolver este problema específico, consiste em encontrar os pesos mais eficazes à obtenção de uma solução, e programar a influência destes sobre cada uma das posições. Utilizando ainda o auto-reforço de cada posição, resta-nos apenas calcular a Energia do sistema e reduzi-la gradualmente enquanto visualizamos as diversas soluções, até estabilizar e apresentar o problema resolvido.