![]() |
![]() |
Disciplinas da responsabilidade da Secção de Estatística e Aplicações do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico.
Adquirir os conceitos básicos da Probabilidades e Estatística e as técnicas de raciocínio e de cálculo que permitem aplicá-los em situações concretas. Outros Objectivos: Formalizar correctamente problemas que envolvam o resultado de experiências aleatórias. Identificar os modelos probabilísticos em causa. Calcular probabilidades e momentos supondo o modelo conhecido. Distinguir uma variável aleatória da sua concretização. Determinar estimadores pelo método da máxima verosimilhança.Construir e interpretar intervalos de confiança..Efectuar e avaliar testes de hipóteses paramétricas e de ajustamento. Saber aplicar esses conhecimentos no âmbito do modelo de regressão linear simples.
Métodos elementares de Estatística Descritiva: organização de dados e cálculo de estatísticas-sumário. Noções básicas em Probabilidades: experiências aleatórias, acontecimentos, diferentes conceitos de probabilidade. Probabilidades condicionadas e independência. Regras de adição e de multiplicação. Teorema de Bayes. Variáveis aleatórias unidimensionais discretas e contínuas: função de probabilidade, função densidade, função de distribuição, valor esperado e variância. Algumas distribuições mais comuns. Vectores aleatórios; distribuições conjuntas, marginais e condicionais. Independência, covariância e correlação. Combinações lineares de variáveis aleatórias e Teorema do Limite Central. Estimação pontual: método dos momentos e método da máxima verosimilhança. Distribuições amostrais e propriedades dos estimadores. Intervalos de confiança: seu significado e construção usando o método da variável fulcral. Exemplos. Testes de hipóteses paramétricas: procedimento e avaliação. Exemplos. Testes do Qui-quadrado de ajustamento e de independência em tabelas de contingência. Introdução à regressão linear simples.
Exame final ou dois testes. No caso do aluno optar pela modalidade Testes não poderá ter em qualquer um deles uma classificação inferior a 7.0 valores e a nota final será a média aritmética das classificações obtidas nos dois testes. O aluno que tenha optado por esta modalidade pode sempre submeter-se a exame final sem sofrer qualquer penalização.
A carga horária semanal inclui 3 horas de aulas teóricas, 2 horas de aulas práticas e 0 horas de aulas de laboratório. São recomendadas 5 horas de auto-estudo semanal.